Estimule o hábito de leitura nas crianças usando audiobooks

Promover o hábito de leitura nem sempre é fácil, ainda mais quando estamos começando a desenvolvê-lo. Que tal utilizar audiobooks para incentivar seus filhos a gostarem de ler, tornando seus momentos em família mais alegres?

Toda pessoa que compreende a importância da literatura para a própria formação gostaria de ler mais. O problema é que os aspirantes a leitores normalmente têm outra coisa em comum: a falta de tempo.

Quando chegam os filhos, a necessidade de bons livros que contribuam também para a educação dos pequenos se torna evidente. No entanto, a ausência do hábito de leitura reflete na rotina familiar: a verdade é que muitos pais e mães não sabem como começar a ler para as crianças.

Nesse cenário, surge uma ferramenta valiosa para despertar o interesse pela literatura: o audiobook. Os efeitos narrativos e sonoros, além da facilidade de reprodução, são apenas alguns dos benefícios desse recurso que encanta toda a família.

Um mercado em crescimento

Os audiobooks são um tipo de mídia relativamente recente no Brasil. As primeiras produtoras nacionais de audiolivros de que se tem notícia iniciaram suas atividades na década passada, com obras gravadas ainda em CDs.

Atualmente, com maior facilidade de gravação e reprodução desses conteúdos, o mercado se encontra em franco crescimento. Uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), com dados de 2020, aponta que, naquele ano, foram 685.600 de unidades de audiobooks vendidos no país.

E o cenário internacional mostra que o mercado de audiobooks ainda tem muito espaço para ganhar no Brasil. Segundo dados da Audio Publisher Association, instituição norte-americana, 61% dos pais entrevistados dizem que seus filhos escutam livros em áudio. O sucesso do formato entre as crianças e famílias está nas vantagens que ele oferece.

As vantagens de ouvir audiobooks

Uma das características dos livros em áudio é a facilidade de reprodução e o fato de que eles podem ser tocados em vários suportes. Seja em um computador, celular ou mesmo no carro, o audiolivro é um companheiro para várias ocasiões.

Atenção compartilhada com outras atividades

O formato permite que a atenção seja compartilhada com a execução de outras atividades. Esse ponto é especialmente importante e benéfico para os pais e mães, que muitas vezes precisam conciliar outras demandas com o cuidado das crianças.

A atenção compartilhada durante a audição pode ser feita tanto pelos adultos, quanto pelos pequenos. Deixá-los brincar com peças de montar e outros manipuláveis enquanto ouvem uma história, por exemplo, é um modo de mantê-los entretidos quanto você lava as louças ou recolhe as roupas.

É claro que o sucesso dessa estratégia depende da idade e da autonomia das crianças para brincarem sozinhas e demanda a supervisão dos pais. Mas, sem dúvida, ela pode fazer a diferença na rotina e organização da casa, pois garante um tempo para cuidar de pequenas tarefas do dia a dia.

Fortalecimento de vínculos familiares

Os livros em áudio também podem ser um elemento chave de aproximação dos pais e filhos, e de mais vínculos na família.

 O enredo e as personagens podem tornar-se o tema de conversas e a oportunidade para ensinar lições preciosas às crianças. Usar personagens e situações das histórias para falar sobre virtudes morais é um modo de abordá-las com as crianças, sem longos discursos que não produziriam o mesmo efeito sem os exemplos concretos.

Interesse pela leitura

Outro benefício dos audiobooks, que certamente é o favorito dos pequenos, é a possibilidade de mergulhar na história ao ouvi-la. Apesar de não exigir nossos olhos, o audiolivro tem o poder de cativar os ouvidos e também a imaginação. A entonação da narrativa, os efeitos sonoros e musicais utilizados tornam as crianças mais atentas e criativas.

Esse benefício é o princípio do desenvolvimento do hábito de leitura: o audiobook desperta o interesse das crianças pelas histórias contidas nos livros físicos.

Muitas vezes, os livros parecem desinteressantes para elas, especialmente se não tiveram contato com a leitura desde os primeiros anos da infância ou se têm uma exposição excessiva a telas. O ritmo dos acontecimentos nos desenhos animados é muito rápido, ainda mais se comparado à leitura uma história infantil, e isso vicia a percepção das crianças.

Assim como o desenho animado, o audiobook também possui cadência nos fatos do enredo, prendendo a atenção, mas de modo mais natural e saudável.

Uma sugestão é que a criança possa acompanhar a história no livro físico enquanto ouve a reprodução do audiobook, se já for capaz de ler sozinha. Desse modo, o audiobook se torna um elemento de transição entre a audição e a leitura propriamente.

Quando utilizar audiobooks

Já vimos que os audiobooks são muito versáteis e se encaixam perfeitamente em diversas ocasiões. Confira algumas situações específicas em que os livros em áudio podem ser reproduzidos e muito bem aproveitados:

●        Enquanto se faz uma atividade doméstica como limpeza da casa, preparo das refeições ou serviços de lavanderia, mantendo as crianças entretidas.

●        Na hora das refeições, momento em que todos podem ouvir e que cria a ocasião para uma conversa em família a respeito da história.

●        Durante uma viagem, convertendo o tempo ocioso em algo agradável.

●        Ao final do dia ou em outro momento de descanso, levando ao fortalecimento dos vínculos familiares.

Os audiobooks como porta de entrada para a leitura

Apesar de todas as vantagens dos livros em áudio apresentadas aqui, eles não substituem a leitura propriamente, uma vez que ela é muito importante para promover a literacia, a capacidade de leitura e escrita dos pequenos, assim como a compreensão e interpretação do que se lê.

Os audiobooks são uma porta de entrada para a leitura, pois conduzem as crianças ao interesse pelas obras escritas. Ao perceber que os livros carregam histórias interessantes e divertidas, assim como aquelas narradas em áudio, tornar-se mais fácil incentivar e habituar a criança a procurá-los por iniciativa própria e a conseguir manter o interesse pela leitura.

Onde encontrar audiobooks

Agora que você já sabe tudo sobre audiobooks, deve estar se perguntando onde pode encontrá-los e utilizá-los como ferramenta para desenvolver o hábito de leitura.

O Clubinho Literário tem uma série de títulos para seus assinantes! Mensalmente, publicamos exemplares de grandes obras da literatura infantil, e muitas destas já estão disponíveis também em áudio.

São obras selecionadas para alegrar, instruir e edificar, produzidas com muita dedicação e esmero, garantindo que o ouvinte possa aproveitar o livro ao máximo e extrair dele tudo o que a história narrada pode oferecer.

Entre os clássicos da literatura infantil de nosso catálogo estão Heidi, Um Conto de Natal e A História do Rei Arthur e de seus Cavaleiros. Esses e vários outros títulos estão publicados em áudio, com acesso exclusivo aos membros do Clubinho Literário.

O acesso é imediato após a confirmação da assinatura, o que garante que você poderá ouvi-lo mesmo antes de receber o box exclusivo com a obra do mês em sua casa.

Ou seja: você e sua família já começam a aproveitar tudo o que o Clubinho Literário tem a oferecer. 

Além de encantar a todos com o universo da história narrada, os livros em áudio são um meio de muita relevância para o desenvolvimento da linguagem e a formação do caráter. Não perca tempo! Torne-se membro do Clubinho Literário agora mesmo e tenha acesso aos melhores audiolivros da literatura infantojuvenil. Esperamos você e sua família lá dentro da plataforma exclusiva!

Deixe um comentário