Cinco livros para fazer seu bebê dormir bem

Ler em voz alta para as crianças tem muitos benefícios conhecidos: os vínculos entre pais e filhos são fortalecidos, as crianças desenvolvem vocabulário, e a atenção e concentração dos pequenos é consolidada. Além disso, pesquisas recentes demonstram que a leitura antes de dormir está associada a um melhor desenvolvimento cerebral da criança.

De acordo com Aline Galhardo, consultora de sono e amamentação, o momento da leitura antes de dormir reduz níveis de estresse e ansiedade, pois o cérebro desacelera e os níveis de cortisol caem. Ainda de acordo com a especialista, uma rotina de dormir que inclui atividades relaxantes como a leitura resulta em diminuição da resistência à hora de dormir.

O momento da leitura pode ser inserido na rotina de sono noturno, a fim de que se estabeleça uma associação positiva entre ouvir uma história e compreender que a hora de dormir está chegando. Então, nada melhor do que começar a ler antes de dormir desde os primeiros meses de vida do seu filho, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos alguns livros que você pode ler para o seu bebê.

  1. Uma lagarta muito comilona (Eric Carle)

A história da simpática lagartinha esfomeada encanta gerações desde 1969. O design criativo desse livrinho encoraja a criança a explorar suas páginas por meio de diferentes cores e texturas. Por fim, a lagarta comilona torna-se uma linda borboleta.

  1. Milhões de gatos (Wanda Gág)

Publicado em 1928, Milhões de gatos tornou-se um clássico infantil do gênero picturebooks. Conta a história de um senhorzinho que deseja agradar sua esposa dando-lhe um gatinho de presente, mas no meio do caminho se depara com milhões de gatinhos fofos!

  1. A Arca de Noé (Vinícius de Moraes)

Um importante autor de nossa língua, Vinícius de Moraes exercitou seu talento escrevendo poesia infantil de qualidade, que foi musicada por grandes nomes da música nacional. Alguns poemas, como A Casa, tornaram-se tão conhecidos que estão na ponta da língua das crianças brasileiras. O ritmo nas poesias infantis de Vinicius é algo que também poderá encantar as criancinhas, como é o caso do poema São Francisco, que narra as virtudes da pobreza do santo de Assis. Esse livro, tal como seu título sugere, traz muitos poemas com temáticas de fauna e natureza, o que pode ser um bom pretexto para apresentar os animais às crianças.

  1. Ou isto ou aquilo (Cecilia Meireles)

Em Ou isto ou aquilo, a maior poetisa brasileira transforma assuntos do cotidiano em poemas cheios de sonoridade e leveza, que podem ser facilmente memorizados. Os poemas infantis de Cecília têm uma incrível capacidade de cativar tanto adultos quanto crianças, pois tratam da banalidade das coisas de uma maneira lúdica e suave. Alguns poemas famosos são A bailarina, uma bela descrição de uma menina pequenina que tem sonhos e vontades como qualquer criança; A língua do Nhem, um poema divertido sobre uma velhinha e seus bichinhos que falavam nessa língua esquisita; e Colar de Carolina, que demonstra como uma poetisa de verdade consegue fazer até mesmo um poema em forma de trava-língua.

  1. Lúcia Já-vou-indo

Nesse livro, conhecemos a história de Lúcia, uma lesminha que vivia atrasada para tudo… o que sempre a deixava muito frustrada! Muitas emoções vão surgindo em Lúcia, mas no final aprendemos que bons amigos nos ajudam a lidar com momentos de sensibilidade e estão sempre prontos a trazer uma boa solução aos problemas que enfrentamos.

Deixe um comentário