Por Silvia Lima
Pode soar clichê, mas a presença dos pais é mais importante do que os presentes dados aos filhos. É claro que presentear também deixará os pequenos felizes, mas no fim das contas sabemos que passar uma tarde juntos, no Dia das Crianças, ficará guardado na memória dos pequenos por muito mais tempo do que um brinquedo no quartinho. Pensando nisso, sugerimos algumas receitas saudáveis que pais e filhos poderão preparar juntos.
De acordo com a Dra. Tamiris Rachid, nutricionista, mestra e doutora em Ciências pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e pós-graduanda em Nutrição Materno-Infantil, o preparo de receitas pelos pais e pelas crianças fortalece o vínculo familiar e promove a consciência sobre alimentação saudável nos pequenos. Cozinhar juntos é estimulado, inclusive, pelo Guia Alimentar Para Crianças Menores de 2 anos. A prática culinária desenvolve habilidades motoras, sociais e estimula a curiosidade em provar alimentos e descobrir novas formas de preparações.
Segundo a especialista, “os lanches caseiros são fundamentais, pois a alimentação escolar, por exemplo, ocupa grande parte da rotina infantil, sendo consumida no mínimo cinco vezes por semana. Assim, é importante investir nessas preparações com o objetivo de garantir às crianças uma melhor alimentação e, consequentemente, mais qualidade de vida”.
Além de todos os benefícios relacionados à alimentação saudável, cozinhar com os filhos também pode ser proveitoso à saúde mental de toda a família. De acordo com a Dra. Letícia Tardin, psicóloga formada pela UFF (Universidade Federal Fluminense), “os pais são a base segura dos filhos; por isso, além de tempo qualitativo, os filhos precisam também da presença quantitativa dos seus pais.” Sabendo disso, o feriado de 12 de outubro pode ser uma excelente oportunidade para a família estreitar laços. Ainda de acordo com Tardin, “o vínculo entre pais e filhos é fundamental, sobretudo na infância. É através do vínculo familiar que se dá o desenvolvimento cognitivo e emocional, que se desdobrará na capacidade de relacionamento e resolução de problemas na vida adulta. É no desvelar do cotidiano familiar que os laços são firmados como duradouros e profundos.”
Sendo assim, vamos agora dar uma olhada nas receitas deliciosas que sugerimos para prepararem em família.
- Omelete de espinafre simples
Ingredientes
1 tomate cortado em cubinhos
1 pimentão cortado em cubinhos
½ cebola picadinha
2 ovos
1 colher de sopa de leite
Algumas folhas de espinafre lavadas e picadinhas
Sal a gosto
Azeite
Modo de preparo:
Em uma tigela, quebre os dois ovos. Essa é uma boa hora para os pais ensinarem os filhos a quebrar os ovos, exercitando, assim, a paciência e a coordenação motora. Batam levemente os ovos até que formem uma mistura homogênea. Acrescentem aos ovos batidos a colher de sopa de leite, o sal a gosto, o tomate, as folhas de espinafre, o pimentão e a cebola – lembrando que o adulto deverá manusear a faca para cortar os ingredientes. Misturem tudo na tigela. Em seguida, o adulto deverá manusear o fogão e colocar essa mistura em uma frigideira regada com um pouco de azeite. Tampe a frigideira por 2 a 3 minutos em fogo baixo, depois vire a omelete com uma espátula, desligue o fogo e deixe-a na frigideira por mais 30 segundos. Prontinho!
- Tomate recheado
Ingredientes:
4 tomates
Ricota fresca temperada a gosto (sugestão: sal, orégano, salsinha)
Azeite
Modo de preparo:
O adulto deverá preaquecer o forno a 180 graus por 10 minutos. Em seguida, pais e filhos devem retirar as sementes dos tomates e recheá-los com a ricota fresca temperada, colocando-os em um tabuleiro. Reguem os tomates com azeite e coloquem no forno por cerca de 20 minutos. Voilà!
- Sanduíche natural de atum
Ingredientes
1 lata de atum
1 cenoura ralada
Salsinha e cebolinha picadinhos
Sal a gosto
Tomate picadinho
4 colheres de maionese
8 fatias de pão de forma
Modo de preparo:
O adulto deverá ralar a cenoura e picar os ingredientes. Em seguida, pais e filhos deverão misturar o atum, a cenoura ralada, a salsinha, a cebolinha, o tomate e as colheres de maionese em um recipiente, até que se forme uma mistura consistente. Em seguida, espalhem esse creme sobre as fatias de pão de forma e aproveitem o lanche da tarde!
- Canapé de abobrinha
Ingredientes:
1 abobrinha
Tomate cereja ou tomate grape
Queijo minas
Sal a gosto
Azeite
Folhas de manjericão
Modo de preparo:
O adulto deverá preaquecer o forno a 180 graus por 10 minutos. Em seguida, o adulto deverá cortar a abobrinha em fatias finas, os tomatinhos ao meio e o queijo em fatias. Agora, adultos e crianças devem montar os canapés: coloquem uma fatia do queijo em cima de cada fatia de abobrinha. Depois, coloquem o tomatinho sobre o queijo. Salpiquem as abobrinhas com sal e reguem-nas com azeite. Untem uma forma com azeite e coloquem os canapés no forno por cerca de 25 minutos. Finalizem com folhas de manjericão e mais um pouquinho de azeite. É uma delícia!
Ingredientes:
1 ovo
1 banana
Canela a gosto
2 colheres de sopa de aveia
1 colher de chá de fermento
Óleo de coco
Modo de preparo:
Quebrem o ovo numa tigela e batam-no levemente. Em seguida, amassem uma banana e acrescentem essa fruta ao ovo batido. Salpiquem a canela por cima, acrescentem as 2 colheres de sopa de aveia e o fermento. Misturem bem. A mistura ficará homogênea e deverá ser colocada numa caneca untada com óleo de coco. Depois é só colocar no micro-ondas por 2 minutos e meio e prontinho! Um delicioso lanche da tarde!